No âmbito do programa OWERA, financiado pela Diakonia, com Fundos da Agência Sueca de cooperação para o Desenvolvimento Internacional, ASDI, a ORPHAD, organização para promoção da Paz e desenvolvimento humanitário, promoveu um debate sobre a participação política da mulher na tomada de decisão pública e o papel sociopolítico e económico da mulher e no combate contra todo tipo de violência baseada no género no dia 28 de Novembro de 2022 nos escritorios da ORPHAD, na cidade de Nampula.
Naquele espaço foram trocadas ideias e experiências em torno do tema. Nelso António, membro do Grupo de Engajamento Comunitário de Jovens defendeu que não existe diferença de Homem e Mulheque dé superioridade à um em detrimento do género.
“…luta não é transformar a mulher num homem mas o reconhecimento da intelectualidade da mulher e promoção das oportunidades de crescimento de forma igualitária…”
Tu seu turno Catarina membro do grupo de engajamento comunitário de milhares partilhou experiências sobre como atuar em casos de certo testemunha de violência contra mulher.
“(…) nós nos juntamos e pegamos aquele senhor para o posto policial e até hoje ele nunca mais bateu na sua mulher (…)”
Contudo, o Consenso foi de que toda mulher pode desempenhar quaisquer funções inclusive em posições eletivas na governação, no setor de trabalho, desde que com competências necessárias.
A promoção da educação e Formação são a chave de tudo, mas ha que considerar um trabalho conjunto para a eliminação de barreiras sociais e estruturais que inviabilizam o crescimento da mulher.
Juntos pela Democracia, Justiça de Género e Resiliência Comunitária